24 de setembro de 2008

Questões de concurso - Psicologia da Educação


-ela é meio doida.

-É por isso mesmo, ela é meio doida , por que ela é sabida demais.

(filosofando sobre a cachorra aqui de casa(?))


Prefeitura de São Luiz 2007

Questão 40 .
Considerando a importância da Teoria Sociohistórica e Vygotsky para a aprendizagem humana, identifique alguns dos principais conceitos que fundamentam sua
teoria.


a) Internalização e assimilação
b) Cultura e modelagem
c) Pensamento verbal e etnocentrismo
d) Modelagem e acomodação
e) Mediação e internalização

Questão 43

“O processo de aprendizagem é sempre ativo do ponto de vista do sujeito que aprende: para se apropriar de um objeto, vimos que é necessário que o aprendiz reproduza, com o objeto, o uso social para o qual ele foi criado” (Carrara, 2004). Com base na citação acima, a noção de Aprendizagem refere-se aos pressupostos teóricos de:

a) Wallow
b) Dewey
c) Piaget
d) Vygotsky
e) Ausubel


De acordo com a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky, a origem das mudanças que ocorrem no Homem, ao longo do seu desenvolvimento, está vinculada as interações que ocorrem entre sujeito e sociedade, cultura e história de vida, além das oportunidades e situações de aprendizagem que promovem este desenvolvimento durante toda a existência do indivíduo, considerando a influência das várias representações de signo, uso de diferentes instrumentos, e influência da cultura e história, propiciando o desenvolvimento das funções mentais superiores.

Principais conceitos:

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) : é a distância entre seu desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de seu desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Internalização: transformação do processo interpsicológico em intrapsicológico. Através da cultura, o indivíduo interioriza formas de funcionamento psicológico apreendidas; ao assumi-las, entretanto, reelabora, recria, incorpora-as às suas estruturas.


Curso de Psicologia escolar


O aluno, de acordo com os pressupostos da teoria de Vygotsky, é o sujeito ativo do seu processo de aprendizado e desenvolvimento, pois é ele quem age sobre o instrumento mediador de sua ação.

Referências:

QUINTAS, L. N. P. um ensaio sobre a relação da teoria de vygotsky eos cursos de capacitação de professores.

RICHIT, A. Implicações da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes mediados pelo computador (2004)Disponível em
http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/cursos/curso3/Artigos/Artigos_arquivos/Artigo%20Vigotsky%20-2004.doc.

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