19 de outubro de 2008

Questões de Concurso - Teorias e Técnicas Psicológicas

PREFEITURA UMBAÚBA/SE

12) O poder de motivação dos sentimentos de inferioridade como centrais à personalidade foi abordado por:

A) Karen Horney. B) Sullivan. C) Adler. D) Erickson. E) Fromm.


Adler dirigia sua atenção para a singularidade de cada pessoa, as pessoas devem ser entendidas a partir de uma perspectiva social, e não biológica, “o tema central da teoria de adler é o esforço incessante para se alcançar um modo de vida mais satisfatório” (p.119).

Inferioridade: Sensação de estar dominado por um sentimento de autodesvalorização, a motivação humana básica é passar de um sentimento de inferioridade para outro de superioridade, esse processo é desencadeado pela sensação de sentir-se menos.

EVOLUÇÃO DAS IDÉIAS DE ADLER ACERCA DO ESFORÇO PARA MELHORAR

Inferioridade orgânica:

Inferioridades herdadas intensificam a sensação normal de fraqueza e impotência que todas as crianças pequenas já que sua sobrevivência depende dos outros, é a experiência subjetiva que é importante na determinação do sentimento de inferioridade, o órgão fraco pode torna-se a base de um desajustamento neurótico, quando a pessoa explora a deficiência física, como desculpa, num ajustamento saudável a criança luta para compensar a inferioridade orgânica, se a compensação fracassa, o individuo pode desenvolver um complexo de inferioridade.

Pulsão agressiva

O impulso para sentir-se mais pode adotar uma forma de briga, crueldade, ou expressar-se na forma socializada da competição ex: esportes agressivos, negócio agressivos.

Protesto masculino

Uma afirmação de masculinidade que implica maior competência, superioridade e controle, agressividade e atividade são vistos como masculino e submissão e obediência como femininos.
“As mulheres (...) são motivadas pelo protesto masculino quando lutam contra a restrição do papel feminino socialmente desvalorizado” (p.121).
Busca da superioridade: no sentido do aperfeiçoamento.
Busca de perfeição: Processo de crescimento interno, inerente ao indivíduo, um esforço realista para se aperfeiçoar.

COMPLEXO DE INFERIORIDADE

Quando os processos de crescimento se detêm e a situação de sentir-se menos é forte demais pra ser superada e a pessoa aceita a sensação exagerada de inferioridade como verdadeira.

COMPLEXO DE SUPERIORIDADE

Neuróticos reprimem seus sentimentos de inferioridade e se acreditam melhores que os outros, comportam-se de forma arrogante, exageram suas realizações e etc.


Referência:
CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...