16 de outubro de 2008

BIOENERGÉTICA

HISTÓRICO
· Criada por Alexander Lowen “A bioenergética é baseada no trabalho de Wilhelm Reich” (LOWEN, 1910).
· Curso com Reich 1941 sobre análise do caráter
· História pessoal Lowen-percebe que a atividade física melhora a saúde e estado mental.
· Iniciou terapia com Reich em 1942- desenvolveu o Reflexo do Orgasmo, mas :

· “Meu medo de falhar e a minha necessidade de me sair bem não tinham sido superados. Minha incapacidade de chorar, a menos que eu fosse encostado na parede, não havia sido explorada”(Lowen, 1910,p.22).

· Em 1947-1952- Curso de Medicina e Terapeuta Reichiano
· Em 1956 funda com Jonh C. Pierrakos O Instituto de Análise Bioenergética.
· Terapia conjunta com jonh Pierrakos –desenvolveu os principais conceitos e exercícios da bioenergética.

Grounding

Percepção de que seus pacientes sentiam falta de ter seus pés firmemente plantados no chão;essa falta correspondia a sua condição de “estar voando nas nuvens”.

Stool

Espécie de banco.
Usando esse acento o indivíduo conseguia o efeito de estimular a respiração.


O aspecto físico se tornou mais ativo:

· Bater para expressar a raiva
· Respiração
· Terapeuta usa o toque para aliviar a tensão

Referência:
LOWEN, A. Bioenergética, ed. Summus, 1982.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...