7 de janeiro de 2009

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

PERÍODO JESUÍTICO


A companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loiola na capela de Montmarte, em 1534, com objetivos catequéticos, os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em março de 1549 comandados pelo padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira em salvador, com o primeiro professor chamado irmão Vicente com 21 anos, ele dedicou-se durante mais de 50 anos ao ensino e propagação da fé religiosa, o mais atuante noviço foi José de Anchieta, tornou-se mestre escola do colégio de Piratininga, foi missionário em São Vicente e autor da arte de gramática da língua mais usada na costa do Brasil. Os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever, vinte e um anos após a chegada a obra jesuítica era composta por cinco escolas de instrução elementar e três colégios. Os jesuítas mantinham os cursos de letras e filosofia, considerados secundários, e o curso de teologia e ciências sagradas, de nível superior, para a formação de sacerdotes, os que pretendiam seguir profissões liberais iam estudar na Europa, na universidade de Coimbra e na universidade de Montpellier, na França. Como característica da educação nesse período Casimiro afirma


"Podemos dizer que a Igreja tomou a si o papel principal, oferecendo oportunidades desiguais, manifestando preconceitos e justificando-os, em nome do Evangelho. Uma parcela de brancos freqüentava os colégios e podiam, alguns, fidalgos, ir completar os seus estudos no Reino. Para outros, que faziam parte da maioria da população, os não-brancos, ela proporcionou apenas os rudimentos das primeiras letras, o ensino profissionalizante, a catequese e a cristianização. "(CASIMIRO, 2006)


Quanto aos índios as cidades desejavam integrá-los ao processo colonizador; os jesuítas desejavam convertê-los ao cristianismo e aos valores europeus; os colonos estavam interessados em usá-los como escravos, o s jesuítas criaram a s missões, onde os índios além de passarem pelo processo de catequização, também são orientados ao trabalho agrícola, que garantiam aos jesuítas uma das suas fontes de renda. As missões acabaram por transformar os índios em nômades sedentários, o que contribuiu para facilitar a captura deles pelos colonos. Os jesuítas permaneceram mentores da educação brasileira por 210 anos, até 1759 quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por marquês de pombal, acontecendo uma grande ruptura histórica num processo já consolidado como modelo educacional.



Referências:

CASIMIRO, A. P. B. S. Pensamentos fundadores na educação religiosa do Brasil Colônia (2006). Disponível em Acesso 3/01/2009.

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