31 de março de 2011

Atestado Psicológico


   É um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado  psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita,  com fins de:

a)  Justificar  faltas  e/ou  impedimentos do solicitante;
b) Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica.
c) Solicitar  afastamento  e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96.

O atestado deve expor: 

-  Registro do nome e sobrenome do cliente;
-  Finalidade do documento;
-  Registro da informação do sintoma,  situação ou condições psicológicas que justifiquem o atendimento, afastamento ou falta – podendo ser registrado sob o indicativo do código da Classificação Internacional de Doenças em vigor;
-  Registro do local e data da expedição do atestado;
- Registro do nome completo do psicólogo, sua inscrição no CRP e/ou carimbo com as mesmas informações;
-  Assinatura do psicólogo acima de sua identificação ou do carimbo.

Observação:

    Os  registros deverão estar transcritos de forma corrida, ou seja, separados apenas pela pontuação, sem parágrafos, evitando, com isso, riscos de adulterações. No caso em que seja necessária a utilização de parágrafos, o  psicólogo deverá preencher esses espaços com traços.



Modelos de Atestado

Modelo I

ATESTADO

Atesto, para os devidos fins, que o Sr. (Nome do solicitante) encontra-se em acompanhamento psicológico para tratar de sintomas compatíveis com CID V.6281 ---

Nome da cidade, dia, mês, ano
Nome do Profissional
Nº de inscrição no CRP


Modelo II

ATESTADO

Atesto, para fins de comprovação junto a (nome a quem se destina), que o Sr. (Nome do Solicitante), apresenta sintomas relativos a angústia, insônia, ansiedade e irritabilidade, necessitando, no momento, de 3 (três) dias de afastamento de suas atividades laborais para acompanhamento ...*(ou para repouso, ou indicar a razão).

Cidade, dia, mês, ano
Nome do psicólogo
Nº de inscrição no CRP

Obs.: A finalidade indicará a informação a ser prestada e/ou pedido. Entretanto, a estruturação obedecerá sempre esta configuração de simplicidade, clareza e concisão.

*Post atualizado em 22/04/2011



Fonte:

Resolução CFP n° 15/96 de 13 Dezembro de 1996
http://pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao1996_15.pdf

Resolução CFP n° 30/2001
http://pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao2001_30.pdf

Resolução CFP n°007/2003
http://www.pol.org.br/pol/export/sites/default/pol/legislacao/legislacaoDocumentos/resolucao2003_7.pdf

13 de março de 2011

A geração C

Por Época NEGÓCIOS Online

O mundo de 2020 será definido e governado pela geração C. Como as empresas se preparam agora para lidar com ela, irá determinar seu sucesso e, mais do que isso, sua habilidade para sobreviver no futuro. A ascensão deste grupo terá um impacto semelhante ao da Revolução Industrial, segundo estudo da consultoria Booz & Company publicado na revista Strategy+Business.

A geração C é formada por quem nasceu depois de 1990 e viveu sua adolescência a partir de 2000. O C foi escolhido para batizar o grupo pois é a letra inicial de importantes características desses jovens. Eles são conectados, comunicativos, computadorizados e estão sempre clicando. A geração que tomará a frente nos próximos anos é a primeira a nunca ter vivido antes da era da internet. Mais de 95% de seus membros têm computadores e mais da metade usa mensagens instantâneas, tem páginas no Facebook e vê vídeos no YouTube. Os jovens nascidos na década de 90 vivem por mais tempo na casa dos pais do que qualquer geração anterior, a maioria de suas interações sociais são feitas pela internet, onde eles se sentem livres para expressar suas opiniões. São homens e mulheres que cresceram sobre a influência de Harry Potter, Barack Obama e dos is da Apple.

A consultoria traçou algumas tendências que devem ser tornar dominantes nos próximos nove anos:

24 por 7 - Estar conectado 24 horas por dia, sete dias por semana será a regra em 2020. Será, na realidade, um pré-requisito para participar da vida em sociedade. Atualmente, há 4,6 bilhões de usuários de celulares no mundo, 67% da população total, e 1,7 bilhão de usuários de internet. Em 2020, o número de pessoas usando a telefonia móvel alcançará 6 bilhões, quase 80% do globo, e 4,7 bilhões acessarão a web, principalmente por meio de dispositivos móveis. Com a conectividade a todo momento, a vida profissional e pessoal das pessoas se misturarão.
Animal social - Graças à popularidade das redes sociais e colaborativas, o universo de relações interpessoais continuará a crescer. Seu grupo de amigos online incluirá amigos de amigos e anônimos com os mesmos interesses. Na média, um indivíduo, em 2020, terá de 200 a 300 contatos na internet. Até mesmo com a família, a necessidade de proximidade física será reduzida pela maior interação digital.
Informação digital - O consumo de informações por meios digitais deverá crescer drasticamente. O internauta poderá escolher sobre o que quer se informar e sobre como quer se informar
Privacidade _ É provável que as preocupações em relação à privacidade também diminuam conforme as pessoas percebam os benefícios da transparência na web. O uso das redes sociais irá cada vez mais determinar os padrões de consumo. O marketing viral se tornará essencial para o sucesso comercial de um produto.
Conectividade - A geração C será capaz de acessar a sua vida digital de todos os lugares a partir de uma série de plataformas e interfaces, já que viverá em um mundo interconectado onde os dados serão armazenados virtualmente.
Geração C no trabalho - A digitalização generalizada também alterará profundamente os negócios. Haverá uma virtualização das organizações. Conforme essas transformações forem chegando às companhias, a vida corporativa irá se afastar das estruturas hierárquicas tradicionais. Os trabalhadores, misturando assuntos pessoais e profissionais ao longo do dia, irão se organizar em comunidades de interesses mútuos. Em 2020, mais da metade dos funcionários das grandes empresas trabalharão em projetos virtuais, o que aumentará o intercâmbio entre trabalhadores de várias partes do mundo. Com a sofisticação das comunicações, no entanto, o número de viagens de negócios deve cair.
Mudanças por setor - A entrada da geração C no mercado de trabalho irá transformar as principais indústrias. A Booz & Company apresenta oportunidades e desafios para alguns setores da economia:

• Telecomunicações - A demanda por acesso universal à banda larga será forte. Como conseqüência, as operadoras que quiserem aproveitar para crescer oferecendo serviços que dependam do acesso à internet terão que apoiar os esforços para a construção da infraestrutura necessária. Parte significativa da população nos mercados emergentes ainda está desconectada e as empresas devem aproveitar para se expandir nesses mercados.
Saúde - As informações sobre médicos, hospitais, tratamentos e custos irão invadir a internet. Com isso, o consumidor irá ganhar mais poder. Serviços online de aconselhamento médico devem ganhar força. A maior conectividade também irá impulsionar diagnósticos eletrônicos, ajudando a reduzir os custos. A personalização da medicina irá criar novos modelos de planos de saúde.
• Varejo - O varejo terá seu universo online e offline integrados. A realidade aumentada de produtos deve se tornar mais presente. Resenhas na internet se tornarão armas cada vez mais importantes e perigosas. As redes sociais também se tornarão críticas na busca pelos clientes.
• Turismo - Esse mercado também será profundamente afetado. As viagens de negócios irão declinar bastante. No segmento de lazer, os intermediários perderão espaço e críticas online se tornarão cada vez mais relevantes para o planejamento de viagens, o que levará a passeios mais personalizados.


Fonte:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI214478-16360,00-COM+A+GERACAO+C+O+FUTURO+E+DIGITAL.html

Saiba mais:


RESOLUÇÃO CFP N° 012/2005  - Regulamenta o atendimento psicoterapêutico e
outros serviços psicológicos mediados por  computador .


http://pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao2005_12.pdf

1 de março de 2011

Quartas- Feiras no CRP-PR

Conselho de Psicologia (CRP-PR) lança série de debates sobre avaliação psicológica
Com transmissão on-line, “Quartas-feiras no CRP” irá dialogar com públicos de todo o Brasil a partir de março.

Os curiosos sobre o mundo extraordinário da psicologia possuem uma atividade a mais para acrescentar à agenda. O Conselho Regional de Psicologia (CRP-PR) inicia em março as “Quartas-feiras no CRP”, eventos semanais que discutem um tema mensal na sede do Conselho. Neste mês, o assunto será a “avaliação psicológica” e terá palestras, mesas-redondas e os chamados “Psicocines” - a plateia assiste a um determinado filme e o analisa sob a ótica da psicologia. Além de ser o tema que inaugura o ano de 2011, é a primeira vez que o tópico “avaliação psicológica” será o tema do ano, ou seja, ao menos uma quarta-feira de cada mês será dedicado a esse assunto.

O evento acontece desde 1998, entre o período de março a novembro, sempre orientando a comunidade e profissionais da área sobre os temas relacionados à psicologia. De acordo com a coordenadora técnica de políticas públicas e eventos do Conselho, a psicóloga Célia Mazza de Souza – CRP 2052, o projeto é “uma oportunidade para a categoria levar a informação de psicologia à sociedade, utilizando uma linguagem ao alcance de todos”.

E o alcance da informação não se limita ao auditório. Quem tiver dificuldades em acompanhar o evento presencialmente, poderá assisti-lo pela internet. Desde julho de 2010 as “Quartas-feiras no CRP” são transmitidas ao vivo no site do conselho e estão disponíveis para download. Os internautas participam como os espectadores presentes na plateia do auditório, mandando perguntas ou comentários por e-mail ou telefone. Segundo Célia, uma das apresentações de 2010 chegou a 600 acessos e trouxe ainda mais espectadores de outros estados, que já mandaram dúvidas de São Paulo, Rio de Janeiro e até Fortaleza. No ano passado, 1.145 pessoas participaram na plateia e mais de 4.000 acompanharam pela internet.

Serviço
Quartas-feiras no CRP.
Tema do mês: Avaliação Psicológica.
Horário: 19h

Dia 02 – Avaliação Psicológica: história e desafios.
Dia 09 – Psicocine do filme “A Preciosa”.
Dia 16 – Mesa-redonda sobre a Avaliação Psicológica em Sistemas de Justiça.
Dia 23 – Mesa-redonda sobre Avaliação Psicológica na área do Trânsito e na área Escolar/Educacional.
Dia 30 – Mesa-redonda sobre Avaliação Psicológica e Saúde.

Local: Sede do Conselho Regional de Psicologia – 08.
Contato: (41) 3074-5641
E-mail: comunicacao08@crppr.org.br
Site: www.crppr.org.br

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=1158

Saiba mais:
http://www.crppr.org.br/destaques.php?id=122
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