A análise e descrição de cargos é primordial para subsidiar outros
processos como: Recrutamento e seleção, Treinamento e desenvolvimento, Remuneração e benefícios, Avaliação de desempenho e outros.
Definições:
Cargo: Indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa
e o conjunto de atribuições a ela conferido.
Tarefa: Refere-se à menor unidade componente do trabalho e pode
ser definida como as atividades executadas por determinado profissional.
Função: É formada pelo conjunto de tarefas desempenhadas por uma
ou mais pessoas.
Desenho de cargos: O desenho de
cargos envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os
demais cargos, como cada cargo é estruturado e
dimensionado.
Descrição de cargos: Descrever um
cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições
faz e por que faz, é um retrato simplificado do conteúdo e das principais
responsabilidades do cargo.
Análise de Cargos: Analisar um cargo significa detalhar o que o
cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e
capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a
partir da descrição do cargo.
Descrição de cargos x Análise de cargos: Enquanto a descrição de
cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz
e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e
mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe
e as condições em que o trabalho deve ser feito.
Análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em
relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores:
- Requisitos mentais: Instrução necessária; Experiência anterior; Iniciativa; Aptidões.
- Requisitos físicos: Esforço físico; Concentração visual ou mental; Destrezas ou habilidades; Compleição física
- Responsabilidades: Supervisão de pessoas; Material, equipamento ou ferramental; Dinheiro, títulos ou documentos; Contratos.
- Condições de trabalho: Ambiente físico do trabalho; Riscos de acidente.
Método de coleta de dados sobre o cargos:
Entrevistas: Individual, grupo,
com supervisor que conhece os cargos.
Vantagens: São as pessoas que melhor conhecem o cargo;
Possibilidade de esclarecer todas as dúvidas; Pode ser aplicado em qualquer tipo
ou nível de cargo
Desvantagens: Pode induzir a uma confusão de opiniões; Perda de
tempo quando o analista de cargos não está preparado para a tarefa.
Questionário: São distribuídos aos ocupantes ou seus
supervisores
Vantagens: Ideal para cargos de alto nível; Mais abrangente pois
pode ser distribuído a todos os participantes; Mais econômico.
Desvantagens: Contraindicado para cargos de nível baixo; exige
planejamento e cuidadosa montagem; tende a ser superficial e distorcido
Observação: Aplica-se a cargo simples, rotineiros e repetitivos
Vantagens: Veracidade dos dados; Não requer que se paralise as
atividades
Desvantagens: Contraindicado para cargos que não sejam simples; Custo elevado; Sem contato direto e verbal com o ocupante, não permite dados
realmente importantes.
Requisição de pessoal: Formulário em que o gerente anota os requisitos
e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo
Hipótese de trabalho: Previsão aproximada do conteúdo do cargo e
seus requisitos e características, utilizado para cargos novos e que nunca
foram pensados.
Técnica dos incidentes críticos : Anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e
comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.
Bibliografia:
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